(ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (13) que pretende se reunir com seu homólogo da Itália, Sergio Mattarella, durante sua viagem a Roma para ver o papa Francisco.
"Eu quero não apenas encontrar com o Papa, mas eu quero encontrar com o presidente da Itália e depois vou participar de um debate econômico em Paris", disse Lula na estreia de seu programa ao vivo "Conversa com o Presidente", transmitido nas redes sociais.
Lula deve se reunir com o líder da Igreja Católica, que ainda se recupera de uma cirurgia abdominal, no próximo dia 21 de junho, logo antes de sua aguardada etapa na França para participar de um fórum sobre economia verde com o presidente Emmanuel Macron, um de seus principais interlocutores na Europa.
"Eu estou indo à Itália visitar o Papa, mas sabe quanto tempo faz que não vem um governante italiano no Brasil? Muitos anos, muitas décadas", acrescentou Lula - o último primeiro-ministro da Itália a visitar o Brasil foi Matteo Renzi nas Olimpíadas de 2016.
"Nós temos 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil. Eu acho que o Brasil é o maior país italiano fora da Itália. E o cara não vem aqui por quê? Ou porque não é convidado ou porque não se sente bem-vindo aqui. Eu vou tomar a iniciativa", prometeu Lula. O petista, no entanto, não falou em se reunir com a premiê Giorgia Meloni.
Por outro lado, uma fonte do Palácio do Planalto declarou à ANSA que "está previsto um encontro" com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA