A região da Lombardia vai reabrir na próxima sexta-feira (14) um hospital de campanha para pacientes de Covid-19 na Feira de Milão, em meio ao crescimento exponencial dos novos casos na Itália.
O governo regional já enviou o pedido para o Hospital Policlínico da capital lombarda, que é responsável pela coordenação da estrutura.
Essa será a terceira abertura do hospital de campanha da Feira de Milão na pandemia. A primeira ocorreu entre abril e junho de 2020, e a segunda, entre outubro de 2020 e junho de 2021.
Serão recolocados em funcionamento dois módulos de UTI com 15 leitos cada um, que vão receber pacientes com Covid-19 de toda a Lombardia.
De acordo com a Agência Nacional de Serviços Sanitários Regionais (Agenas), pessoas com o novo coronavírus ocupam 17% dos leitos de terapia intensiva na Itália, sendo que na Lombardia essa taxa é de 16%.
Embora esse índice tenha se mantido estável nos últimos dias, a ocupação de leitos de enfermaria por pacientes com Covid nos hospitais lombardos saltou de 22% para 29% em uma semana, acima da média nacional, que é de 26%.
Os patamares de alerta definidos pelo próprio governo italiano são de 10% para UTIs e de 15% para enfermaria. O país vive uma explosão nos casos de Covid e contabiliza hoje mais de 2 milhões de contágios ativos, embora 99% dessas pessoas estejam apenas com sintomas leves ou assintomáticas.
A Itália também tem 16,3 mil internados em enfermarias e 1,6 mil pacientes em UTIs, cifras mais altas desde maio. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA