O governo da Itália vai pagar 300 euros por mês, valor equivalente hoje a cerca de R$ 1,6 mil, para refugiados ucranianos que apresentem pedido de proteção temporária no país.
Segundo diretrizes divulgadas nesta terça-feira (29) pelo chefe da Defesa Civil, Fabrizio Curcio, o benefício terá prazo máximo de três meses a partir da data de ingresso do deslocado internacional em território italiano.
Além disso, o refugiado receberá um valor adicional de 150 euros (R$ 800) por cada menor de idade que esteja sob sua responsabilidade. No entanto, os beneficiários não poderão ter acesso a outros programas assistenciais para alojamento.
Se o ucraniano encontrar um trabalho durante a vigência do auxílio, ele poderá continuar recebendo a bolsa por um período máximo de dois meses. Os refugiados também terão acesso ao sistema público de saúde italiano.
De acordo com o Ministério do Interior, a Itália já acolheu pouco mais de 75 mil refugiados da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, sendo que mais de 90% são mulheres ou menores de idade. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA