As autoridades da Itália confiscaram um iate de luxo, avaliado em mais de 3,3 milhões de euros, no âmbito das sanções anunciadas pela União Europeia contra os oligarcas russos pela guerra na Ucrânia.
Agentes alfandegários e as autoridades portuárias apreenderam na noite de sexta-feira (1º) o barco "New Vogue", um iate de cerca de 30 metros de comprimento que estava ancorado no porto de Imperia e é atribuível a cidadãos russos, cujos nomes não foram revelados pela Guarda Costeira italiana.
A medida foi ordenada pelo Ministério Público de Imperia após uma investigação iniciada em março, quando foram iniciadas as sanções contra a Rússia pela invasão ao território ucraniano.
Durante o inquérito o iate foi monitorado para evitar que saísse do porto. "A apreensão foi ordenada pela Procuradoria do Tribunal de Imperia no final de uma intensa investigação da polícia judiciária que começou no início de março", explicou um comunicado.
Esta é uma nova apreensão das autoridades italianas, que em 18 de março confiscaram uma vila de luxo na Sardenha avaliada em 105 milhões de euros do magnata russo Alexey Alexandrovits Mordaschov. Antes disso, o governo já havia apreendido o iate "Lady M", também atracado no porto de Imperia.
Alguns dias antes, o maior iate à vela do mundo do magnata russo Andrey Melnichenko foi confiscado quando ele estava atracado no porto da cidade de Trieste.
Ao todo, a Itália já apreendeu cerca de 900 milhões de euros em bens de oligarcas russos no país como retaliação contra a guerra. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA