A deputada de extrema direita Giorgia Meloni, vencedora das eleições parlamentares na Itália, telefonou na noite de segunda-feira (26) para o premiê Mario Draghi.
De acordo com fontes parlamentares, a conversa teve tom cordial e girou em torno dos próximos temas a ser tratados pela Câmara e pelo Senado, a começar pela Lei Orçamentária.
A nova legislatura tomará posse somente em 13 de outubro, o que dará início ao processo de consultas do presidente Sergio Mattarella com os partidos para a formação do novo governo.
Como a coalizão conservadora liderada por Meloni terá ampla maioria no Parlamento, a expectativa é de que as negociações sejam breves.
A deputada já trabalha na formação de sua equipe, que também deverá englobar expoentes da ultranacionalista Liga, de Matteo Salvini, e do moderado Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi, agora forças minoritárias na aliança.
A apuração ainda não está concluída, mas a coalizão de direita já assegurou pelo menos 112 dos 200 assentos no Senado e 235 das 400 cadeiras na Câmara, números que lhe garantem uma maioria confortável para governar pelos próximos cinco anos, salvo crises entre partidos historicamente aliados. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA