O filho de um governador russo foi preso no Aeroporto de Malpensa, na Itália, a pedido dos Estados Unidos, que o acusam de violar sanções americanas e de lavagem de dinheiro.
Segundo a Embaixada da Federação Russa em Roma, Artem Uss, filho do governador de Krasnoyarsk, Aleksandr Uss, foi detido em 17 de outubro, e os EUA têm até 45 dias a partir da prisão para apresentar suas denúncias à Justiça italiana.
Um eventual pedido de extradição teria de ser examinado em até seis meses. "O cidadão russo não expressou críticas sobre as condições de detenção", diz o comunicado da sede diplomática, acrescentando que pretende "acompanhar de perto essa situação".
Já o governador de Krasnoyarsk escreveu no Telegram que as autoridades americanas declararam "repentinamente ilegal" o "fornecimento de produtos petrolíferos livremente vendidos e comprados em todo o mundo".
"Como assim? Apenas porque foi feito o bem para a Rússia. A conotação política dessas acusações é óbvia", acrescentou.
Artem Uss e outros quatro cidadãos russos, além de dois comerciantes de petróleo venezuelanos, são acusados de lavagem de dinheiro e de evadir sanções.
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, eles orquestraram um "complexo sistema para obter ilegalmente tecnologia militar americana e petróleo sancionado da Venezuela". (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA