A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se reuniu nesta segunda-feira (7) com seu homólogo britânico, Rishi Sunak, às margens da reunião das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, a COP27, em Sharm el-Sheik, no Egito, e defendeu uma "resposta unitária" na defesa da Ucrânia na guerra iniciada pela Rússia.
Segundo nota divulgada pelo Palácio Chigi, os dois premiês debateram "os principais desafios que a comunidade internacional deve enfrentar, e como a primeira entre todas, a exigência de uma resposta unitária à agressão russa contra a Ucrânia".
Meloni e Sunak, que tomaram posse de seus cargos há duas semanas, ainda destacaram a importância da colaboração entre as nações "no âmbito do G7 e da Otan".
"Juntos, Itália e Reino Unido ainda poderão reforçar seus laços transatlânticos", diz o comunicado.
Os dois governos, mesmo com as mudanças dos chefes dos Executivos, mantêm a postura de apoiar os ucranianos de maneira total contra a Rússia desde o início da guerra, em fevereiro deste ano.
A premiê italiana foi recebida no evento pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pelo presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, e em sua agenda, além do encontro bilateral com Sunak, há reuniões com o premiê da Etiópia, Abiy Ahmed, e o presidente de Israel, Isaac Herzog.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA