O navio humanitário Geo Barents, que aguardava designação de um porto seguro para levar quase 250 migrantes, recebeu autorização para atracar em Salerno, na Itália.
A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), que opera a embarcação, informou que o porto italiano foi designado após dois pedidos para atracar.
"Demoraremos mais de 24 horas para chegar a Salerno com condições climáticas adversas, mas ter um lugar seguro para desembarcar é finalmente uma boa notícia para todas as pessoas que sobreviveram após as experiências traumáticas que enfrentaram", informou SMF.
Até o momento, apenas algumas evacuações específicas foram autorizadas do Geo Barents, incluindo a de um menino de 14 anos com dores abdominais e a de uma mãe e seus quatro filhos, depois de a mulher ter dado à luz a bordo.
Desde o início do ano, a Itália já recebeu cerca de 96,8 mil migrantes forçados via Mediterrâneo, um crescimento de 52% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Ministério do Interior.
Já a organização Internacional para as Migrações (OIM) aponta que quase 1,4 mil pessoas morreram ou desapareceram tentando concluir a travessia em 2022.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA