(ANSA) - O poder Executivo da União Europeia determinou nesta quarta-feira (14) que o Google venda parte de seus serviços publicitários online devido a problemas de concentração no setor.
Após uma investigação preliminar, o órgão antitruste da União Europeia concluiu que a gigante da internet violou normas do bloco e "abusou" de seu domínio no segmento de tecnologia publicitária.
Bruxelas acusa o Google de favorecer seus próprios serviços de publicidade online, como AdX, Google Ads e DV360, em detrimento de concorrentes e também dos anunciantes, forçados a arcar com custos mais altos devido ao predomínio da multinacional.
"O Google tem uma posição de mercado muito forte no setor de tecnologia publicitária online. Coleta os dados dos usuários, vende espaços publicitários e atua como intermediário", disse a comissária de Concorrência da UE, Margrethe Vestager.
A empresa americana respondeu que não compartilha o ponto de vista da UE. "Nossos instrumentos de tecnologia publicitária ajudam os sites e aplicativos a financiar os próprios conteúdos e permitem às empresas alcançar novos clientes de forma eficaz", disse o vice-presidente para serviços publicitários do Google, Dan Taylor. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA