Pela primeira vez em mais de dois anos, o papa Francisco voltou a circular entre os fiéis da Praça São Pedro com o "papamóvel" neste domingo (11). O tradicional passeio estava suspenso desde março de 2020 por conta das restrições sanitárias impostas por conta da pandemia de Covid-19.
Francisco deu sua volta distribuindo saudações e sorrisos aos cerca de 50 mil fiéis presentes no Vaticano para as celebrações do Domingo de Ramos. Após a missa, mesmo com um forte vento, ele embarcou no veículo adaptado e fez o tradicional percurso.
Essa foi a primeira grande celebração feita na Praça São Pedro desde 2020. Mesmo sendo um Estado independente, o Vaticano seguiu as regras sanitárias contra a Covid-19 determinadas pelo governo italiano - o território fica na cidade de Roma. Por isso, as grandes aglomerações estavam suspensas, com as celebrações sendo realizadas dentro das salas da Santa Sé.
No entanto, desde o dia 1º de abril, a Itália flexibilizou praticamente todas as regras sanitárias, exigindo uso de máscaras apenas em áreas externas e a apresentação do certificado sanitário em grandes aglomerações.
A retomada dos passeios não foi possível no último domingo (3) porque Francisco estava em visita a Malta.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA