O papa Francisco celebrou nesta quarta-feira (20) sua primeira audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano, em mais de dois anos, passando mais uma mensagem de retorno à normalidade após os períodos de isolamento provocados pela Covid-19.
Nos primeiros meses da pandemia, o Vaticano fizera as audiências gerais do pontífice apenas por streaming, na Biblioteca Apostólica, mas depois passou a realizá-las em locais com menor capacidade que a Praça São Pedro, como o Pátio San Damaso e a Sala Paulo VI.
A última audiência com fiéis em seu palco tradicional havia sido feita em 26 de fevereiro de 2020, pouco depois do surgimento dos primeiros casos de transmissão interna da Covid-19 na Itália.
Francisco entrou na praça nesta quarta-feira em um papamóvel descoberto e fez um giro pelo local cumprimentando e abençoando peregrinos do mundo todo. Segundo a Gendarmaria do Vaticano, cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes na audiência geral.
Durante o evento, o Papa voltou a pedir paz na Ucrânia e em outros locais de conflito. "Rezemos ao mesmo tempo pela paz e pelo conforto de todas as famílias que sofrem por causa de guerras no mundo", afirmou.
Além disso, Jorge Bergoglio instou os fiéis a honrar pais e avós. "Nós redescobrimos o termo 'dignidade' para indicar o valor do respeito e do cuidado com as vidas de todos. Dignidade, aqui, equivale substancialmente à honra. Honrar pai e mãe, honrar os idosos, é reconhecer sua dignidade", disse. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA