(ANSA) - O Vaticano anunciou que o cardeal italiano Matteo Zuppi será enviado pelo papa Francisco a Washington para discutir a missão de paz para a guerra na Ucrânia.
O religioso, que é arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), vai viajar à capital americana acompanhado de um oficial da Secretaria de Estado.
A visita é considerada uma nova fase da missão global de paz proposta pelo Papa para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Zuppi se encontrará com o presidente dos EUA, Joe Biden, amanhã (18).
Segundo o comunicado, a viagem visa "a troca de ideias e pontos de vista sobre a trágica situação atual e o apoio a iniciativas no âmbito humanitário para aliviar o sofrimento das pessoas mais atingidas e fragilizadas, principalmente as crianças".
Biden e Zuppi conversarão sobre o "sofrimento generalizado causado pela guerra brutal da Rússia em Kiev e os esforços dos EUA e da Santa Sé para fornecer ajuda humanitária aos afetados", bem como "a repatriação de crianças ucranianas deportadas com a força de Moscou".
Em junho, Matteo Zuppi também esteve na Rússia, onde se encontrou com autoridades e mapeou iniciativas humanitárias; e na Ucrânia, onde se reuniu com o presidente Volodymyr Zelensky.
Ao retornar das viagens, o cardeal afirmou que o objetivo do Vaticano é levar uma mensagem de paz e que a Igreja tradicionalmente não media conflitos sem uma solicitação das duas partes.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA