(ANSA) - A Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) anunciou nesta terça-feira (5) que aprovou a utilização do primeiro forno rotativo para assar mais pizzas ao mesmo tempo, aumentando a produtividade e "com resultados qualitativamente inquestionáveis".
Chamado "Marana Rotoforno SU&GIU", a nova tecnologia visa a eficiência do processo produtivo e "confirma o caminho de inovação e investigação que a AVPN tem realizado há algum tempo, de forma a ajudar a tarefa do pizzaiolo sem afetar a qualidade do produto final".
As três principais características do forno rotativo são: a base giratória, que garante um cozimento homogêneo em toda a superfície; o sistema de altura que permite ajustar a altura da pizza durante o processo e o controle de temperatura, que garante as mesmas condições de calor em todos os momentos de serviço.
Segundo a associação, o forno é capaz de facilitar as operações de cozimento e, ao mesmo, proporcionar vantagens em termos de produtividade, reduzindo também os tempos de espera dos clientes.
O novo equipamento respeita plenamente "as normas definidas pela comissão disciplinar da real pizza napolitana, universalmente reconhecida como referência quando se trata da autêntica pizza napolitana".
"A tecnologia a favor da qualidade é um dos eixos fundamentais que identificam a nossa associação. É por isso que nos comprometemos constantemente a melhorar a qualidade do produto e ao mesmo tempo a apoiar os pizzaiolos, na gestão do tempo e otimização de resultados", afirmou o presidente da AVPN, Antonio Pace.
A AVPN e a Marana informaram ainda que vão promover um curso de formação dedicado aos jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho como pizzaiolos. A aprovação do forno rotativo será oficializada durante a masterclass agendada para o próximo dia 8 de setembro.
Será "um momento de troca e aprofundamento que nos permitirá observar o forno em funcionamento e explicar as suas características inovadoras aos apaixonados" por pizza, concluiu a associação.
Símbolo da gastronomia italiana, a pizza napolitana é feita para consumo individual e caracterizada pela massa fina, pelo recheio leve e pelas bordas estufadas. A "Arte dos Pizzaiolos Napolitanos" foi inclusive reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade em dezembro de 2017.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA