Astrônomos descobrem sistema com 6 planetas

HD 110067 está situado a cerca de 100 anos-luz da Terra

Os planetas possuem órbitas matematicamente perfeitas (foto: ANSA)
Os planetas possuem órbitas matematicamente perfeitas (foto: ANSA)

(ANSA) - Um grupo de astrônomos descobriu um sistema "próximo" da Terra composto por seis planetas que orbitam sua estrela em sincronia.

De acordo com a revista científica Nature, os planetas possuem órbitas matematicamente perfeitas. O sistema, chamado de HD 110067, está situado a cerca de 100 anos-luz de distância da Terra, na constelação Coma Berenices.

Os cientistas apontam que, ao contrário do nosso sistema solar, esse novo conjunto de planetas permaneceu praticamente inalterado desde o seu surgimento, há milhões de anos.

"É ideal para estudar como os planetas são criados, porque esse sistema solar não teve o início caótico que o nosso teve e não foi afetado desde a sua formação", explicou o pesquisador Rafael Luque, da Universidade de Chicago.

Os seis planetas de HD 110067 ficam muito próximos de sua estrela principal, descrita como bastante brilhante e laranja. Eles também orbitam rapidamente, de modo que seus anos variam de nove a 55 dias.

"Quéops, o pequeno telescópio espacial europeu cuja ótica foi projetada e construída na Itália, desempenhou um papel fundamental. É um telescópio muito pequeno e preciso, extremamente estável ao longo do tempo", analisou o astrônomo Roberto Ragazzoni, da Universidade de Pádua.

O italiano afirmou que os seis planetas, ligeiramente maiores que a Terra, "estão em ressonância entre si, ou seja, têm órbitas com relações simples entre si" e isso "faz com que o sistema seja muito estável". (ANSA).