Os negociadores dos países do G20 chegaram a um acordo em nível técnico sobre o documento conclusivo da reunião de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do grupo, no Rio de Janeiro, que agora será submetido ao aval político dos chefes de delegação.
"Prefiro não comentar os termos, já que a reunião não se concluiu, mas o próprio ministro [da Fazenda, Fernando Haddad] fez alguns comentários sobre os objetivos. E, nas negociações que se encerraram em nível técnico, podemos dizer que os objetivos foram alcançados", disse a embaixadora Tatiana Rosito, coordenadora da Trilha de Finanças do G20 e secretária de Assuntos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores.
"A expectativa é de que haja um comunicado final da reunião de ministros e presidentes de bancos centrais, uma declaração em nível ministerial sobre cooperação internacional em matéria tributária e uma declaração da presidência sobre questões geopolíticas [chair's statement]", acrescentou.
Essa foi a fórmula encontrada pela presidência brasileira no G20 para evitar que divergências geopolíticas entre os membros, como na questão ucraniana, impedissem acordos sobre documentos conclusivos das reuniões. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA