O grupo MSC, colosso mundial de logística e transporte de cargas, adquiriu metade do grupo ferroviário Italo, marcando um acordo vinculante para a compra de 50% da empresa junto ao fundo americano GIP.
No entanto, o GIP permanece como proprietário da outra metade, mantendo uma governança conjunta com a MSC, juntamente com algumas entidades do Grupo Allianz e fundos gerenciados pela Allianz Capital Partners, além de outros co-investidores.
As informações foram dadas pela MSC em nota, destacando que o objetivo é estabelecer uma parceria estratégica de longo prazo para o desenvolvimento futuro da Italo.
A avaliação total da Italo supera 4 bilhões de euros (R$ 21,2 bi), incluindo 900 milhões (R$ 4,7 bi) em dívidas. Em 2018, o GIP a adquiriu por 1,98 bilhões de euros (R$ 10,53 bi). A operação agora aguarda aprovação das autoridades regulatórias nacionais e europeias.
"Esse acordo demonstra nosso compromisso de longa data com a Itália e nosso apoio ao transporte ferroviário de alta velocidade no país", disse Diego Aponte, presidente do Grupo MSC.
"Acreditamos fortemente no potencial da Italo para fortalecer ainda mais a conectividade ferroviária em toda a Itália, bem como no mercado turístico nacional", acrescentou. Além disso, "o acordo reflete também o objetivo de nosso grupo de desenvolver modalidades de transporte sustentáveis, tanto para passageiros quanto para cargas", explicou Aponte.
Estamos entusiasmados em colaborar com a MSC, com a qual temos uma relação estratégica sólida e produtiva, para continuar apoiando o crescimento futuro da Italo", acrescentou o presidente e CEO da GIP, Bayo Ogunlesi.
Luca Cordero di Montezemolo, que permanecerá presidente, também expressou satisfação. "Com esse acordo, nasce o primeiro grupo intermodal na Europa, para oferecer um serviço real de mobilidade integrada trem, navio, ônibus, útil ao país, aos viajantes e aos turistas", disse.
A Italo também traz consigo a Itabus. "A aquisição da maioria da Ntvv (Italo mais Itabus) pela MSC, um grupo prestigioso e líder mundial no transporte marítimo, fundado e gerido por um empresário italiano, Gianluigi Aponte, que conheço e admiro há anos, é motivo de satisfação e orgulho e trará crescimento e desenvolvimento", destacou Montezemolo.
Na empresa, permanecerão como acionistas o próprio Montezemolo, Alberto Bombassei e Isabella Seragnoli, com cerca de 0,6% cada, e reinvestirão na nova empresa.
Saem Flavio Cattaneo, que teve um papel importante no crescimento da Italo ao longo dos anos, Giovanni Punzo e Peninsula Capital.
No futuro cenário acionário, além do presidente Montezemolo, Gianbattista La Rocca permanecerá como CEO para garantir estabilidade e continuidade.
Com a aquisição da Italo, a MSC compensa a não aquisição da ITA Airways, a nova empresa surgida das cinzas da Alitalia e cortejada por cerca de um ano junto com a Lufthansa.
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