(ANSA) - A polícia da Alemanha prendeu dois supostos agentes secretos que estariam planejando ações de sabotagem em nome dos serviços de inteligência da Rússia.
De acordo com a revista Der Spiegel, os mandados de prisão foram executados na manhã da última quarta-feira (17), em Bayreuth, na Baviera.
Os supostos espiões - ambos com dupla cidadania russa e alemã - teriam monitorado bases dos Estados Unidos e planejavam ataques com dinamites em estruturas e rotas de transporte militares usadas para fornecer armamentos à Ucrânia.
"Não nos deixaremos assustar e continuaremos a apoiar a Ucrânia", garantiu a ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser.
Já o Ministério das Relações Exteriores de Berlim convocou o embaixador da Rússia para prestar esclarecimentos, e o governo elevou as medidas de segurança contra possíveis atentados.
Um dos suspeitos, Dieter S., estaria em contato com os serviços secretos de Moscou desde outubro passado para discutir possíveis ações de sabotagem na Alemanha, incluindo ataques incendiários a infraestruturas militares.
O segundo detido, Alexander J., teria se juntado à trama no último mês de março.
Reação
A Embaixada da Rússia em Berlim disse no X (antigo Twitter) que "não foi apresentada nenhuma prova para demonstrar os planos dos detidos e suas eventuais ligações com representantes de estruturas russas".
Além disso, a sede diplomática definiu as acusações como "absurdas e ridículas". (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA