O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, conversou nesta quinta-feira (28), por telefone, com seu homólogo canadense, Justin Trudeau, com quem debateu a "invasão ilegal e injustificável da Rússia à Ucrânia e expressou preocupação com seus efeitos globais, principalmente na segurança energética e alimentar".
Segundo comunicado do Palazzo Chigi, os dois "reiteraram o excelente estado das relações bilaterais e as possibilidades de maior reforço, no que diz respeito à segurança energética e alimentar, bem como a abordagem conjunta no contexto transatlântico e nas grandes questões internacionais".
"O foco estava na guerra na Ucrânia, na coordenação dos principais parceiros para enfrentar suas graves consequências e no compromisso conjunto de ajudar o povo e as instituições ucranianas", acrescenta a nota.
De acordo com o governo canadense, Draghi e Trudeau discutiram "sobre os desafios relacionados com a diversificação das fontes de energia e os trabalhos em curso para acelerar a transição para energias limpas".
Os dois se comprometeram a aprofundar a cooperação bilateral e a trabalhar em conjunto com o G7 e outros aliados e parceiros, principalmente no combate às mudanças climáticas e na promoção da segurança alimentar em todo o mundo.
Além disso, Trudeau e Draghi ressaltaram que neste ano será celebrado o 75º aniversário das relações bilaterais entre Itália e Canadá. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA