(ANSA) - Uma análise feita pela Thermomix, com base em uma plataforma de receitas, apontou que os italianos estão optando em preparar comidas saudáveis e consumir mais legumes em vez de carnes.
Segundo os dados reunidos pela Cookidoo, os pratos considerados mais simples são os principais protagonistas das refeições do país europeu, com destaque para receitas baseadas em vegetais.
A plataforma ainda especificou que os italianos estão preparando mais receitas que envolvem cozimento a vapor, ou seja, uma técnica mais saudável e que traz inúmeros benefícios para a saúde.
Os pratos simples, que viraram os grandes "queridinhos" da culinária italiana, possuem menos ingredientes, mas são completos. Além disso, é uma alternativa muito econômica para os consumidores.
Entre os 15 pratos mais cozinhados no país em 2022, segundo a Cookidoo, vários deles envolvem menos de cinco ingredientes, incluindo sal e azeite. O relatório aponta que a inflação e a subida dos preços mudaram o comportamento alimentar dos italianos, obrigando a população a comprar ingredientes com preços mais baixos e buscar promoções.
Algumas das sugestões mostradas pela plataforma estão abobrinhas em cubos aromatizadas e hambúrgueres à base de couve-flor, brócolis e grão-de-bico, mas também cremes vegetais, como de repolho roxo e brócolis com croutons.
Receitas mais preparadas na Itália, segundo o Cookidoo
Purê de batata
Parmesão ao vapor
Massa de pizza
Hambúrguer de couve-flor, brócolis e grão de bico
Sopa de brócolis com croutons
Abobrinha temperada em cubos
Tortilha de batata
Risoto à milanesa
Polenta
Omelete de abobrinha
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA