O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (6) a programação da viagem do papa Francisco ao Bahrein, entre 3 e 6 de novembro.
O foco da visita será a participação do pontífice em um fórum organizado pelo governo bareinita para promover o diálogo e a "coexistência humana" entre Oriente e Ocidente.
Francisco chega ao Bahrein na tarde de 3 de novembro e se reúne com o rei Hamad bin Isa al-Khalifa e com autoridades políticas, civis e diplomáticas, como de praxe.
No dia seguinte, participa do encerramento do "Fórum Bahrein para o Diálogo: Oriente e Ocidente pela Coexistência Humana" e tem encontros privados com o grande imã da mesquita de Al-Azhar, Ahmed al-Tayeb, e com líderes muçulmanos e vai a uma reunião ecumênica pela paz na Catedral de Nossa Senhora da Arábia.
Já em 5 de novembro, o Papa celebra uma missa no Estádio Nacional do Bahrein e se encontra com jovens de uma escola católica. No dia 6, participa de uma reunião com representantes locais da Igreja Católica e embarca de volta para Roma.
Essa será a 39ª visita internacional de Jorge Bergoglio desde o início de seu pontificado e a quarta em 2022. Antes do Bahrein, Francisco já viajou a Malta, em abril, ao Canadá, em julho, e ao Cazaquistão, em setembro.
O pontífice também chegou a marcar para julho uma visita ao Sudão do Sul e à República Democrática do Congo, mas cancelou a viagem devido às dores em seu joelho direito. O Vaticano ainda negocia uma possível missão de Bergoglio em Kiev e Moscou. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA