O papa Francisco anunciou nesta terça-feira (1º) as novas datas da viagem que fará ao Congo e ao Sudão do Sul. Respondendo a uma pergunta em um evento com estudantes africanos, o pontífice informou que irá aos dois países "no início de fevereiro".
"O médico tinha proibido de ir, mas agora consigo andar - com a bengala, mas eu consigo", disse aos jovens durante o evento online "Building Bridges".
A viagem aos países africanos estava marcada para os dias 2 a 7 de julho, com uma agenda intensa de compromissos, com encontros com autoridades e com refugiados da guerra, e 11 discursos e homilias nas duas nações.
No entanto, o líder católico estava sofrendo cada vez mais com um problema nos ligamentos do joelho direito e que provocou a necessidade dele se deslocar apenas com uma cadeira de rodas.
Francisco ainda fez uma série de infiltrações no local e sessões de fisioterapia.
Uma cirurgia foi descartada pelos médicos por conta das reações provocadas pela anestesia geral que recebeu durante outra operação, no intestino, em julho do ano passado. Segundo o próprio Papa, ele ainda se recupera de algumas sequelas por conta disso.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA