(ANSA) - O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, fará o discurso do papa Francisco na 28° Conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, a COP28, em Dubai, no próximo sábado (2).
A informação foi anunciada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, nesta sexta-feira (1°).
"Posso confirmar que o secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, presidirá a delegação da Santa Sé já presente em Dubai por ocasião da COP28, para levar, no sábado, 2 de dezembro, a contribuição que o Santo Padre gostaria de fazer", declarou ele.
Francisco havia confirmado presença na cúpula climática, mas precisou cancelar sua viagem para os Emirados Árabes Unidos após ser diagnosticado com uma "bronquite infecciosa muito aguda".
"O médico não me deixou ir a Dubai. A razão é que lá faz muito calor e se passa do calor para o ar condicionado. E isto nesta situação bronquial, não é conveniente", explicou ele durante audiência ontem.
Em declaração à imprensa, o porta-voz do Vaticano revelou ainda que Parolin, junto com o prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, Ayuso Guixot, "participará da prevista inauguração do Pavilhão da Fé" no próximo domingo (3).
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA