A estatal russa Gazprom reduziu em 15% o fluxo de gás natural para a Itália.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15) pela ENI, principal empresa italiana do setor e que recentemente abriu uma conta em rublos no Gazprombank para evitar cortes no fornecimento.
"A ENI recebeu a comunicação de uma limitada redução nos fluxos do fornecedor russo em relação ao abastecimento de gás à Itália", afirma um comunicado da companhia, que acrescenta que "vai continuar monitorando a situação".
Um porta-voz da petrolífera disse à ANSA que o corte para esta quarta-feira é de 15% nos fluxos de gás, mas os motivos da medida não foram informados pela Gazprom.
Na última terça (14), a estatal russa já havia reduzido o abastecimento de gás natural para a Alemanha, em meio à crise entre Moscou e o Ocidente por conta da guerra na Ucrânia. Além disso, a Gazprom já interrompeu o fornecimento para Bulgária, Finlândia, Países Baixos e Polônia.
Em meados de maio, a ENI anunciou a abertura de duas contas no banco da Gazprom, uma em euro e outra em rublo, mas garantiu que continuaria pagando pelo gás em moeda europeia e que a conversão seria feita pela instituição financeira. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA